Ribeirão Preto, SP, testa guincho e pátio virtuais para veículos autuados; entenda como funciona

  • 27/07/2025
(Foto: Reprodução)
RP Mobi testa pátio virtual para veículos autuados em Ribeirão Preto (SP). Divulgação/RP Mobi A RP Mobi, empresa que gerencia o trânsito em Ribeirão Preto (SP), está testando um novo sistema para veículos autuados: o guincho e o pátio virtuais. A tecnologia permite que carros e motos flagrados com pendências na documentação, como o licenciamento anual, permaneçam sob a guarda do próprio dono, desde que um dispositivo eletrônico de rastreamento seja instalado no veículo. No primeiro período de testes, entre 8 e 23 de julho, a RP Mobi realizou 243 abordagens, identificando 29 veículos com documentação irregular. Destes, 24 aderiram ao pátio virtual. Apenas um carro foi removido pelo guincho convencional. Os outros quatro eram motos - a modalidade virtual ainda não está disponível nesta fase de testes. Segundo Rafael Palaveri, supervisor de campo da RP Mobi, a implementação do sistema busca preencher uma lacuna entre a obrigação legal de remover veículos irregulares e a busca por soluções menos onerosas e mais ágeis tanto para o condutor quanto para o poder público. "Identificamos que a demanda da cidade em remoção, seja por prejuízos à fluidez, sinistros e infrações de trânsito que ensejam tal medida administrativa, é maior do que a quantidade de guinchos disponíveis para uma boa logística em executar os procedimentos. E o próprio cidadão poderia arcar com a responsabilidade da guarda, de forma segura e controlada, desde que com rastreamento ativo e regras bem definidas. A ideia é agilizar o processo, sem abrir mão da fiscalização", detalha. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp Como funciona o pátio virtual? Quando um agente de trânsito identifica um veículo irregular passível de remoção, o condutor é informado sobre a opção do sistema virtual. Se aceitar, um equipamento de rastreamento é acoplado ao veículo. O motorista então se torna o "depositário" do veículo, que deve permanecer no endereço indicado por ele até a completa regularização das pendências. 🚖 Veja como ocorre na prática: Veículo é autuado: O agente de trânsito identifica a irregularidade e registra a infração Instalação do dispositivo: Com a autorização do proprietário, o equipamento de rastreamento é instalado no veículo Proprietário como depositário: O condutor assume a guarda do veículo em local fixo, que será monitorado remotamente pela RP Mobi Regularização: Após o pagamento de todos os débitos e taxas, o rastreador é devolvido à RP Mobi, e o veículo é liberado definitivamente O uso do sistema é facultativo e depende da autorização do proprietário. Ao optar pelo pátio virtual, o condutor assume a responsabilidade legal pela guarda do veículo. Durante a autuação, ele assina digitalmente, via aplicativo, um "Contrato de Corresponsabilidade Social e Cívica", formalizando o acautelamento e o compromisso com as exigências legais. Após quitar todos os débitos veiculares e as tarifas públicas, o condutor deve devolver o rastreador presencialmente na sede da RP Mobi. A liberação definitiva do veículo exige a apresentação do CRLV-e atualizado e do protocolo de liberação emitido pela SIGA Mobilidade. É importante ressaltar que a movimentação indevida do veículo fora do perímetro estabelecido configura descumprimento dos termos, resultando na impossibilidade de o condutor aderir novamente ao sistema em futuras fiscalizações. Além disso, a não devolução do equipamento ou seu dano/extravio pode configurar infração civil e penal, conforme os artigos 163 do Código Civil e 168 do Código Penal. Se o pátio virtual for escolhido, um equipamento de rastreamento será acoplado ao veículo. Divulgação/RP Mobi Treinamento Para lidar com o novo procedimento, os agentes da RP Mobi passaram por treinamento técnico específico, com apoio da equipe de tecnologia e do setor jurídico. Foram orientados sobre os critérios de elegibilidade, preenchimento do termo de responsabilidade, instalação e ativação segura do rastreador, bem como o atendimento ao cidadão durante o procedimento. "Também houve um esforço para garantir que os sistemas de rastreamento estejam integrados com segurança e precisão, e que os processos internos, como termos de acautelamento, controle de devolução e comunicação com a equipe técnica responsável pelo manuseio do sistema, sejam claros, rápidos e seguros", afirma o supervisor de campo. Tarifas para o inadimplente Antes da implantação do sistema virtual, veículos com pendências documentais apenas tinham a opção de serem removidos por guinchos para pátios físicos. Agora, o proprietário tem a possibilidade de aderir ao pátio virtual e manter o veículo sob sua guarda, pagando o mesmo valor que um guincho tradicional: Auto Remoção / Guincho Virtual: R$ 407,22 (valor fixo) Diária de Pátio Virtual: Isenção das 3 primeiras diárias. A partir da quarta diária, o valor é de R$ 40,72 por dia corrido A vantagem financeira para o motorista reside na isenção das três primeiras diárias de pátio e na comodidade de ter o veículo em sua própria residência. Embora o valor da "auto remoção" seja equivalente ao de um guincho tradicional, a economia com as diárias pode ser significativa. Sobre a manutenção dos valores das taxas, o supervisor Rafael Palaveri explica que, no momento, eles seguem os mesmos praticados no modelo convencional, adotado em todo o estado de São Paulo. "Isso ocorre porque o Pátio Virtual está inserido em projeto experimental. A ideia é permitir uma avaliação técnica justa e comparável, sem distorções, durante a fase de testes. A partir dos resultados, a RP Mobi poderá avaliar a viabilidade de ajustes e benefícios adicionais", pontua. RP Mobi testa pátio virtual para veículos autuados em Ribeirão Preto (SP). Divulgação/RP Mobi Fase experimental e futuro do sistema A implantação do pátio virtual em Ribeirão Preto faz parte de um projeto de Sandbox Regulatório, autorizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Este modelo de gestão permite à Administração Pública testar soluções inovadoras com regras temporárias e monitoramento técnico, visando aprimorar os serviços públicos. A RP Mobi recebeu autorização para aplicar a medida em caráter experimental pelo prazo de 60 dias. Rafael Palaveri esclarece que, neste momento, não há investimento financeiro por parte da RP Mobi ou do município na implantação da tecnologia. "Trata-se de uma parceria formalizada por meio de um termo de cooperação com uma empresa credenciada no município, que é a responsável por toda a implantação e a operação da solução tecnológica durante a fase experimental. O objetivo é avaliar, com base em dados reais, a viabilidade técnica, operacional e econômica da proposta antes de qualquer decisão sobre uma possível adoção definitiva da tecnologia", explica. Ao fim do prazo experimental, a RP Mobi enviará um relatório técnico à Senatran, contendo dados sobre o número de adesões, comportamento dos condutores, efetividade do rastreamento, avaliação de custos operacionais e as impressões dos agentes envolvidos nas fiscalizações. A expectativa é que a fase experimental traga dados concretos sobre eficácia, segurança jurídica, aceitação pública e economia operacional. Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região o

FONTE: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2025/07/27/ribeirao-preto-sp-testa-guincho-e-patio-virtuais-para-veiculos-autuados-entenda-como-funciona.ghtml


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