Calor em MG: aviso do Inmet deixa Grande BH e regiões do estado sob perigo potencial por alta temperatura
26/12/2025
(Foto: Reprodução) Defesa Civil de BH emite alerta de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso na tarde desta sexta-feira (26) de perigo potencial, amarelo, motivado por onda de calor na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em cidades de regiões como a Central, Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Vale do Rio Doce.
O aviso permanece até a próxima segunda-feira (29) às 18h. Parte das regiões Sul, Triângulo e Zona da Mata está com aviso vermelho, de grande perigo. O comunicado foi dado em meio a uma onda de calor intenso que domina país neste fim de ano, que atinge principalmente a zona Centro-Sul.
O grau amarelo do Inmet, de perigo potencial, é o mais brando, mas já exige atenção. O indicador do instituto funciona da seguinte forma:
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
Mapa mostra Grande BH e regiões como a Central de Minas, Triângulo e Zona da Mata sob aviso de perigo potencial
Divulgação/Inmet
Alerta na capital mineira
Nesta tarde, a capital mineira chegou a registrar a segunda maior temperatura do ano, segundo a Defesa Civil. Foram 35,2º C registrados na região de Venda Nova, às 13h50. O recorde de 2025 foi 35,5º C em 7 de outubro, às 15h50.
A Defesa Civil da capital mineira chegou a emitir um alerta por conta de uma massa de ar quente na cidade, que pode deixar as temperaturas acima de 33º C até a próxima terça-feira.
No início desta tarde, a Prefeitura informou que não houve registro de aumento na procura por atendimento de saúde devido ao calor. "As unidades de saúde estão preparadas para atender as pessoas e com os estoques de medicamentos e insumos abastecidos", afirmou em nota.
Veja o mapa da onda de calor.
Arte/g1 - Gui Sousa
Vídeos mais vistos do g1 Minas: